quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nilo Rosa dos Santos – uma breve biografia

Nilo Rosa dos Santos – uma breve biografia
Professor Nilo Rosa, como é mais conhecido, nasceu em Niterói em 1952. Filho de Dionísia Rosa da Conceição, viúva aos 34 anos com oito filhos de Geraldo Álvares dos Santos, Porteiro do Ministério na Fazenda e vendedor de picolé nos fins de semana, falecido aos 37 anos, em 1964.
Fez o curso primário no Colégio Hilário Ribeiro, dizia-se desta, “entrava burro e saía carneiro”. Felizmente saiu no ano seguinte, sem virar carneiro. Ingressa no Colégio Santo Cristo, escola privada de baixa qualidade, onde permanece até 1963.
Muda-se para o Colégio Mater et Magistra, nesta escola permanece até 1966, quando sai para ginásio.. Nesta escola, denominada do “Professor César”, notabilizado pelo rigor, a Professora “Dona Rosinha” orienta-o para disputa uma vaga no Liceu Nilo Peçanha”, melhor ginásio público de Niterói.
Presta “Exame de Admissão ao Ginásio” no Colégio Industrial Henrique Lage e no Liceu Nilo Peçanha. O primeiro é dedicado à formação profissional de operários desde a primeira serie, ali consegue o primeiro lugar entre centenas candidato; o segundo colégio, dedica-se ao ensino “clássico” e científico” e nele classifica-se entre os primeiros.
Seu primeiro emprego foi de Office-boy em 1972, já cursando o segundo ano científico - Emprego conseguido através de sua prima Lucinha, Secretaria da Empresa. Em 1973, por concurso público, ingressa como auxiliar administrativo na Embratel, nesta estatal permanece até julho de 1977, quando sai para constituir sociedade numa fábrica de moveis.
Sua carreira empresarial é breve. Em 1978, já formado em administração por faculdade privada e com um extenso currículo procura emprego nas empresas privadas, tendo dificuldade, apesar do excelente currículo.
Em 1979 presta concurso para a Fiscal da Secretaria da Receita Federal, ingressando em 1980.
Em 1988 ingressa no Mestrado de Administração na Universidade Federal da Bahia e em 1992, apresenta dissertação sobre as greves nos transportes coletivos de Salvador.
Conclui o curso de Formação para o Magistério na Faculdade Olga Mettig - que lhe possibilita ingressar, por concurso na Universidade de Feira de Santana, em 1989, como professor de Introdução à Economia.
Em 1997, ingressa no Doutorado na Sorbonne, onde defende a tese “Discriminação no Mercado de Trabalho”, sendo aprovada com uma das maiores distinções da academia francesa – Très honorable. Para realização deste curso solicita afastamento sem vencimento, ficando durante 3 anos sem salário de auditor.
Publicou os seguintes livros. Mercado Informal e etnia, 2000; Sindicato, Poder e Alteridade, 2004 e Elite de dominação Política, 2008.
É filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1987, partido no qual milita desde a sua fundação. Foi Secretario de Finanças de 1990 a 1992. Membro do Diretório Regional partido em Salvador entre 2005 a 2007.
Ingressa no Movimento Negro Unificado em 1990. Coordena a seção de Salvador do Movimento Negro Unificado de 1992 a 1994. Participa da Coordenação Nacional do MNU na gestão de 1994 a 1995. Eleito novamente em 2006 para Coordenador Municipal em Salvador.
Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros em 2000 em Pernambuco. Eleito em 2010, no Congresso do Rio de Janeiro, Coordenador da Regional do Nordeste.
Em 2006, funda, com outros pesquisadores, a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia, da qual é atualmente presidente licenciado. Participa da organização do Primeiro Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e Preside o Segundo Congresso de Pesquisadores Negros, na Universidade Estadual de Feira de Santana.

4 comentários:

  1. Nilo,
    Parabéns por sua autobiografia, por tudo que vc construiu ao longo de sua vida. Não nos conhecemos. Acabei de receber um e-mail coletivo de sua autoria e acessei seu blog. Parabéns ! Aguardo vc e seu público no nosso blog. Abrçs Profª Claudia Martins
    http://serravallenaafricadosul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Professor Nilo Rosa é um desejo meu ter o senhor com orientador da minha monografia, tento entra em contato com o senhor através do nilorosa@atarde e não consigo sempre dar erro.Gostaria que se comunicasse comigo através do Email graficaguarany@gmail.com
    Abraços
    Erick Benicio, aluno de economia UEFS

    ResponderExcluir
  3. professor nilo, agradeço-lhe pela boa conversa que tivemos nessas duas horas do dia de hoje, duas horas que passaram rapidinho... muito trabalho sucesso a todos nós. moisés sales.

    ResponderExcluir
  4. PROF. NILO TIVE A HONRA DE TERMOS TRABALHADO JUNTOS NA SEÇÃO DE ARQUIVOS DA EMBRATEL. GOSTARIA QUE SE COMUNICASSE COMIGO ATRAVES DO E-MAIL - jorgepaulo.sobreira@gmail.com

    ResponderExcluir