segunda-feira, 20 de junho de 2011

O MOVIMENTO NEGRO QUE VI

AS INTERVENÇÕES POLÍTICAS NAS LUTAS DOS AFROBRASILEIROS

O Movimento Negro Unificado nasceu em uma época de intensa turbulência política. Embora o Movimento carregasse em si a herança histórica de todas as luta dos afrobrasileiros, ele não ficou imune as influências das correntes políticas que resistiam à violência da ditadura. Assim, desde o início, leninistas-trotskista, leninista-stalinistas e os seguidores de Khrushchev, apos as denúncias deste dos crimes de Stalin, disputaram os rumos da entidade.

Com efeito, alguns dos principais militantes que participaram dos primeiros eventos que iniciou a historia do MNU, estavam ligados as correntes ideológicas ou eram que chamamos hoje de área de influencia. Esta ligação é difícil de decifrar em decorrência da natureza das militâncias políticas num regime de violência política. Por isso, apenas as expressões externas das lutas internas podem dar indicações destas influencias.

Uma prova de intensa luta interna foi à inclusão da palavra “Negro” no nome da entidade. Por mais óbvio que possa parecer para alguns, esta inclusão foi fruto de intensa luta interna. A minha hipótese é que na segunda reunião, quando a palavra foi inserida foi por influência das correntes leninista-stalinistas.

As informações que muitos dispõem, ainda passível de verificação, é que a Convergência Socialista, corrente de base leninistas-trotskista, tinham alguns de seus quadros à frente do movimento. As correntes teleguiadas por Moscou, após Stalin, também enviaram seus militantes para as próximas reuniões.

As correntes stalinistas, acreditando, ainda, fielmente na luta de classes como motor da humanidade, chegaram tarde a este encontro, mas, a partir dos anos oitenta, observa-se entrada de militantes desta orientação no Movimento Negro Unificado, principalmente na Bahia, onde importantes lideranças Negras tinham papel de destaque nestas organizações, principalmente nos trabalhos de base, movimento estudantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário