quarta-feira, 15 de junho de 2011

O MOVIMENTO NEGRO QUE VI

O PRIMEIRO CONGRESSO DE PARTIDO DOS TRABALHADORES E A CRITICA AO EUROCENTRISMO.

Como militante da Democracia Socialista, fui chamado pelo "Alto-clero" do Congresso para opinar sobre as questões importantes para os negros do Partido, que poderiam estar na Resolução final. Informei que gostaria que estivesse nestes documentos, uma formulação dos companheiros de um Estado que hoje não relembro mais qual, que fazia uma critica ao eurocentrimso. Sem qualquer dificuldade esta inclusão foi aceita.

No dia seguinte, em reunião dos delegados afro-brasileiros, uma liderança questionou o fato de alguns militantes falarem com a direção do Congresso sem autorização das lideranças negras legitimadas no interior do partido.

Um fato marcante deste Congresso foi a agressão verbal que me foi dirigida por um militante de uma das correntes políticas que estava para ser excluída do partido. Este militante estava embriagado, portanto, no seu perfeito estado de lucidez. Neste estado, ele me interpelou sobre minha posição a respeito da exclusão de algumas correntes, disse-lhe que não tinha posição. Moto continuo, ele meu chamou de militante de merda.

2 comentários:

  1. Nilo,
    você trouxe um importante aspecto ou seria um problema do Movimento Negro, todo mundo se declara liderança. A pergunta que faço é a seguinte líder de quem, se todos são lideranças? E Se há tantos lideres, onde estãos os liderado?
    É muito bom ler essas histórias. Somente assim, ficamos sabendo dos bastidores do PT.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Nilinho, por não cortar estas opiniões, a crítica é sempre bem vinda num estado democrático.

    Sua irmão Nilda Rosa dos Santos

    ResponderExcluir