terça-feira, 5 de janeiro de 2016

É preciso avançar sobre as elites culturais



É preciso avançar sobre as elites culturais, por isso é fundamental que o movimento negro construa um discurso de insurgência

É preciso avançar sobre as elites culturais. Esta é uma conclusão que se pode chegar da atual tentativa de derrubar a presidente Dilma. A articulação das elites não pode resistir a unidade do movimento social; e o movimento negro deve construir um discurso insurgente.

O processo de derrubada de Dilma não é, como muitos querem acreditar, uma coisa de um desesperado, que, agindo por vingança, aceitou os argumentos do advogado do PSDB, Miguel Reale, e de um ex-militante do PT, frustrado por que não foi indicado para embaixador na Suíça, Hélio Bicudo. Trata-se de uma peça bem acabada de uma grande articulação politica que envolve os oposicionistas derrotados nas eleições, Aecio, Alkimin, e Jose Serra e Fernando Henrique Cardoso, este ultimo derrotado na politica, na economia e no social e setores empresariais, mais precisamente setores da FIESP, esta sempre afeta a apoiar golpistas.

Esta aliança entre políticos decadentes e setores econômicos atrasados não tem possibilidade de prosperar. A ultima vez que ela prosperou foi porque teve apoio das forças armadas e de potencias estrangeiras, na época da “guerra fria”. As ditaduras eram incentivadas e apoiadas pelos capitais internacionais que precisavam de matéria prima e mão de obra baratas. Não é o que acontece no momento. A “opinião pública”, ou melhor a opinião publicada na imprensa financeira internacional não manifestou nenhuma opinião favorável ao golpe, transvestido de “possibilidade constitucional”.

A reação do movimento social, do movimento negro, dos intelectuais, do movimento sindical foi rápida e unanime: “não haverá golpe”. Embora tímida as reformas sociais, elas foram suficientes para assustar as elites culturais. Com efeito, A base da decisão política de Cunha é o temor do avanço de uma outra centralidade na disputa política. A centralidade da Cultura é a única que pode trazer mudanças politicas efetivas no país.

Portanto, urge unir os setores que reagiram unânimes a tentativa de golpe para construir um novo projeto de sociedade, onde a justiça social, política e economia será a base da construção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário