sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A liberdade é uma construção diária




A democracia se construí a cada dia, pois ela é o resultado do exercício da liberdade. A escolha por voto dos dirigentes é um passo importante, mas, por si só, não legítima o exercício desta liberdade.

Pois:

Ganharam aqueles que se omitem diante do extermínio da juventude negra. Perderam aqueles que podem a qualquer momento compor esta estatísticas macabra. Ganharam aqueles que defendem uma educação europeizada. Perderam aqueles que defendem a inclusão da história do negro no ensino. Ganharam aqueles que excluem os negros da possiblidade de disputa destacada pelo poder. Perderam aqueles que, conscientemente, como negros, pleitearam destaque nos espaços majoritários de disputa pelo poder. É com estes “perdedores” que me afino.

Aqueles que fazem comparações com a eliminação de jovens negros e também excluem negro do destaque no processo politico. Aqueles que através de suas estruturas politicas excluem os negros da possiblidade de destaque. Aqueles que utilizam negros para chegar ao poder e depois os descartam. Estes são do mesmo campo politico/cultural. Neste campo, não me incluo.

No entanto, fizemos um belo exercício para a construção da democracia. Esta será concretizada quando o campo dos excluídos tiver um papel preponderante. Esta preponderância provocará a redução do papel das elites culturais que representam o campo dos atuais ganhadores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário