quinta-feira, 15 de junho de 2023

A Bahia dá Regra e Compasso: Manoel Querino é o modelo

 


A Bahia dá Regra e Compasso: Manoel Querino é o modelo

 

Manoel Querino deu regra e compasso para a transformação da realidade do negro no Brasil. No IX CBPN, vamos mostrar como.

 

Artista, sindicalista, jornalista, pesquisador foram as inúmeras atividades deste que foi um dos mais completos intelectuais brasileiros. Nascido em Santo Amaro da Purificação, lá se vão cento e setenta e dois anos, fica órfão de pai e mãe aos quatro anos de idade.

 

De artista a pioneiro na pesquisa da cultura africana no Brasil, Querino vai do engajamento militar a uma propositiva ação parlamentar. Neste percurso, denota-se uma profunda preocupação em defesa daqueles que vivem do trabalho.

 

Depois de uma bem sucedida atividades na busca da construção de agregação, Querino vai se dedicar exclusivamente a uma produtiva atividade intelectual pesquisa. Sua vasta produção intelectual, registrada em diversos textos, trazem profundos ensinamentos.

 

Hoje importantes pesquisas mostram a contribuição de Querino para a luta pelo resgate da cultura Africana e Afro-brasileiras fundamentais na luta contra o racismo.

 

É, tentando seguir estes passos, que vamos contribuir neste Congresso Baiano de Pesquisadores Negros.


Rumo ao IX CBPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário