segunda-feira, 12 de junho de 2023

Pretos Oitenta e Dois

 

Pretos Oitenta e Dois

 

Pretos Oitenta e dois comprova que toda tentativa de autonomia do movimento negro sofre um processo violento de reação. Veremos que neste caso a reação, esta reação, vem daqueles que se colocam sinceramente ao lado da classe operário, mas que ousam a reagir a todos que, mesmo estando ao lado dos oprimidos, contrariam seus credos.

 

A abertura politica, iniciada em meados dos anos 70, vai encontrar o movimento negro iniciando um novo momento de luta. A primeira eleição livre aconteceu em 1982. A legislação partidária autorizou a participação de vários segmentos ideológicos, levando a formação de vários partidos das elites culturais reformistas.

 

O Partido dos Trabalhadores foi a grande novidade. Agrupava em seu  interior organizações marxistas que pretendiam disputar o destino desta agremiação. As organizações mais a “esquerda”, principalmente as ligadas ao pensamento Stalin, não se legalizaram em razão da desconfiança dos propósitos dos militares, continuaram abrigadas em algumas legendas. Dentre os candidatos ligados aos movimentos sociais, se destacava Ivan Carvalho.

 

Ivan Carvalho lança o manifesto “Pretos82”. Neste documento, manifesta-se, corajosamente, contra a ditadura militar. Neste manifesto, Ivan Carvalho relacionava vários candidatos pretos. A maioria dos pretos relacionados eram integrantes de organizações marxistas abrigadas no Partido dos Trabalhadores. A ideia do manifesto foi repudiada por muitos dos relacionados; alguns ameaçaram agir com violência contra Ivan Carvalho. Embora o manifesto não os vinculava ao candidato. Provavelmente, alguns dos relacionados não se consideravam “pretos”.

 

Ivan era economista e engenheiro químico. Era um profissional capaz e muito respeito em suas atividades. Desta forma, bem sucedido profissionalmente Ivan Carvalho era invejado por muitos que militavam ao seu redor. Era um pai exemplar, sempre preocupado com a forma de seus filhos. A carreira politica foi marcada pela ousadia e criatividade. Ivan não tinha ligação politica com os grupos políticos que disputavam o poder. Candidato a Deputado Federal em 1982. Candidato a senador em 1988, ele enfrentou o todo poderoso, aquela época, dono da Bahia.

 

O aparecimento de novos partidos políticos colocou no cenário politico novos atores. Estes atores travaram uma luta “sans merci”. Muitos dirigentes sindicais negros foram cassados como pelegos ou como parceiros indesejados no compartilhamento do poder que apresentava como possível. Eram “Outros”, apenas com o papel legitimador, qual seja “culpados inúteis”.

 

“Pretos/82” pretendia agrupar os candidatos negros centralizando a luta no combate ao racismo. No entanto, os candidatos relacionados eram militantes de organizações marxistas e entendiam que a questão racial dividia a luta a classe operária. Para estes pretos primeiro deveríamos fazer a revolução proletária da classe trabalhadora usando suas teorias revolucionarias importadas do estoque dos sequestradores de seus antepassados.

 

Muitos dos  “pretos” listados no Manifesto Pretos82 são hoje militantes de organizações negras. Com efeito, abrigados em ONG, sindicatos e instituições publicas, estes, agora de fatos “pretos” ainda  mantenham a mesma leitura da luta politica. Frustrados em seus propósitos políticos em decorrência da exclusão em seus partidos e grupos políticos, alguns até expulsos.

 

Portanto, Ivan Carvalho era um politico a frente de seu tempo, uma vez que “Pretos82”, na verdade, foi um manifesto pela autonomia da luta do politica do Povo Negro.

 

Nos Passos de Querino: Rumo ao IX CBPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário