sexta-feira, 7 de julho de 2023

Dois Olhos de Ressaca aos Cadernos Negros.

Dois Olhos de Ressaca aos Cadernos Negros. 

Objetivo com este texto mostrar a importância da leitura dos clássicos para a melhor compreensão da realidade social. Estes podem estar na literatura romântica, na literatura econômica e na literatura filosófica. Associar a leitura dos clássicos a uma leitura da sociedade social é uma das soluções ideias para a mudança da realidade.

Para atingirmos nossos objetivos, vamos focar nossa atenção em Machado de Assis, Manuel Querino, Celso Furtado e Fenando Henrique Cardoso. Estes autores em áreas diferentes do conhecimento, nos trazem informações, que lidas de forma adequada, fortalecem a formação dos jovens. Machado em Dom Casmurro; Querino em Cultura Baiana; Furtado em Formação econômica do Brasil e FHC em As Ideias e Seu Lugar, contribuem largamente para a este propósito.

Em Machado, vamos discutir o sentido dado aos olhos de “ressaca” de Capitu, dentro do contexto da realidade de uma economia escravagista das elites culturais. O contato com a produção de um autor afro- brasileiro como Machado pode motivar uma interpretação e o aprofundamento da realidade e das relações sociais. O problema reside na leitura da língua culta deslocada do contexto social do autor. Os jovens na sala de aula fazem uma leitura dos textos da língua portuguesa de acordo com sua realidade social. Por isso, é preciso levar isto em consideração para uma melhor produção e avaliação do ensino da língua na periferia.

Na adolescência, uma dos autores obrigatórios é Machado. Quem ainda não ouviu falar dos “olhos de ressaca de Capitu”. Notabilizado por Machado, nosso maior escritor, não por acaso afro-brasileiro, em Dom Casmurro. Nasceu preto e pobre, de um pai descendente de africanos em  um morro  da zona do cais do Porto do Rio de Janeiro. Morreu branco e rico na parte rica da cidade. Os olhos de ressaca de Capitu viram símbolo de atração fatal.

 

Machado, ao contrario de importantes escritores negros de sua época, adquiri notoriedade, portanto, visibilidade ainda enquanto produzia seu genial legado. Seus romances são do gosto dos melhores leitores, retratando a vida e o cotidiano do carioca. Assim, em uma linguagem que vai direta ao gosto de vários segmentos, ele consegue esquecer a sua cor e superar suas origens sociais.

 

Os Cadernos Negros através de um literatura comprometida tenta dar visibilidade ao afro-brasileiro, uma vez que “a invisibilidade social do afro-brasileiro se manifesta, ainda, na incapacidade de enxergá-lo fora dos papéis sociais a ele destinados pela sociedade”. Com efeito, falando de si da sua realidade e para seu mercado, os autores destes cadernos dão visibilidade a uma literatura engajada.

Em Querino, o sindicalista, o politico e o produtor de cultura, vamos ver a evolução da necessidade de mudança, com efeito a politica foi percebido como algo além da fronteira. Neste gênio, percebesse nitidamente a compreensão  papel da cultura na possiblidade de transformação, algo ainda obscuro para muitos “iluminados” pela cultura do sequestrador e exterminador europeu.

O compromisso dos jovens hoje em dia pode ser resgatado se seguirmos os passos de Manoel Querino. Este talvez seja o intelectual mais completo do século IXX. Querido vai da arte a cultura, passando com êxito pela militância sindical e associativa e parlamentar. A leitura das obras de Querino e seu percurso são fundamentais para compreender a possibilidade de mudança.

Em Celso Furtado, vamos ver uma leitura da mão de obra negra plena de preconceito eurocêntrico. Em FHC, vamos ver como as ideias econômicas e filosófica transformam-se quando adentram em nossas fronteiras. Neste ponto, a CEPAL em sua analise clássica esquece a realidade local. Por tudo, isto é fundamental a leitura da língua sem perder o foco na realidade em que se vive.

Na juventude, ao adentrarmos em nossas universidades, somos obrigados a ler Celso Furtado, principalmente sua magnifica obra, Formação Econômica do Brasil. Na parte que nosso economista se refere a formação da mão de obra no Brasil, somos levados a crer que somos indolentes e débeis mentais. Passamos a acreditar que somos os responsáveis pelo atraso do país. Furtado não consegue perceber como a “Cultura, enquanto instituição, age para invisibilizar os Afro-brasieliros.

 

Também é indispensável a leitura de Fernando Henrique Cardoso. De suas fantásticas obras, escolhemos para comentar “As ideias e seu lugar : ensaios sobre as teorias do desenvolvimento”. As ideologias que chegam nestas paragens sofrem transformações para atender os interesses dos grupos e segmentos sociais. Uma dessas ideologias é o liberalismo que é aplicado no sentido inverso na sua matriz.

 

Todos estes autores tem suas obras e suas vidas dentro de uma arena que modernamente chamamos mercado. Esta arena é regulada por instituições. Estas “abrangem quaisquer formas de restrição que os seres humanos engendram para moldar a interação humana”. São estas restrições fundamentais na leitura de nossos clássicos.

 

Em resumo, é preciso buscar, primeiramente a realidade social do autor para fazer uma leitura dos clássicos que possam trazer a realidade para o debate sem distorções importadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário