Ministro retarda recursos de pesquisa pra o Nordeste.
O jornal Atarde publica matéria produzida pela Agência Globo, na qual o presidente Lula critica o Ministro Paulo Bernardo e secretário executivo da pasta João Bernardo pela demora em liberar um projeto que cria um centro de estudos para estudos para o semi-árido nordestino. Por oito meses este projeto deve ter circulado pelos corredores da pasta deste ministro. Será que trata-se de um projeto de interesse deste ministro?
Podemos afirmar que para o presidente. De forma incisiva este determina: “Eu disse ao João Bernardo: o que você não vez em oito meses vai fazer agora”. Esta matéria ilustra claramente o interesse que certos grupos têm quando se trata de dar atenção ao investimento em pesquisa para no Nordeste.
Esta má vontade já foi expressa publicamente por outras autoridades ministeriais. É verdade que ministros foram demitidos após deslize em que menosprezavam nossa região na questão da distribuição de recursos para pesquisa. No entanto, a realidade não mudou, a má vontade persiste e os recursos escasseiam.
Somente com a descentralização de todos os recursos destinados a pesquisa ciência e tecnologia seremos capazes de superar esta má vontade tantas vezes demonstrada. A descentralização é um imperativo para democratizarmos os recursos existentes. A concentração dos recursos é uma das causas de nosso atraso tecnológico.
Nilo Rosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário